SERRA GAÚCHA DE A – Z: IGREJA N. S. DE LOURDES

SERRA GAÚCHA DE A – Z: IGREJA N. S. DE LOURDES
9 de maio de 2020 Global Tur

A Serra Gaúcha tem povo de muita fé. São muitas igrejas lindíssimas, foi tão difícil escolher qual delas estaria aqui para compor a letra “ℹ️” da nossa série especial.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, na verdade não é uma Catedral, é uma paróquia que pertence à Diocese de Novo Hamburgo.

Seu estilo arquitetônico é o gótico inglês. A igreja possui uma torre com 65 metros de altura, e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados na Itália e aqui instalado em 1972.
A construção da igreja Matriz teve inicio em 1953 com projeto do Arquiteto Bernardo Sartori; em 1955, ficou definido que a nova Igreja seria revestida de pedra basalto; em 1964 foram concluídas as paredes ao redor da antiga Igreja e então se deu a demolição da mesma.

O Cônego João Marchesi foi uma das principais figuras da história da comunidade católica canelense. Ele foi o grande idealizador da Igreja Matriz e muitos outros projetos de desenvolvimento da cidade, seu sepulcro, no interior da Igreja, recebe muitas flores até hoje. Outra verdadeira obra de arte é o altar esculpido em madeira pelo uruguaio Júlio Tixe, cujo o tema é Santa Ceia. A Via Sacra, que ornamenta os dois lados internos da Igreja Matriz, foi confeccionada por Pablo Orona Herrera, escultor e restaurador de arte sacra. Os quadros são feitos de madeira e argila, tendo ao fundo pintura sobreposta de imagens em argila.

Foto: Cid Guedes

Em seu interior destacam-se três painéis que são telas pintadas pelo artista gaúcho Marciano Schmitz, retratando a “Aparição de Nossa Senhora”, a “Alegoria dos Anjos” e a “Anunciação”. Seus vitrais representam a Ladainha de Nossa Senhora e foram doados por famílias da comunidade
Foi eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil em 2010, no portal Terra, e em comemoração ganhou um novo sistema d iluminação. Que faz dela ainda mais bonita durante a noite.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*