Com a letra “L”, vamos falar de um dos nossos cartões postais e um dos pontos mais visitados de Gramado, o LAGO NEGRO.
Vale do Bom Retiro assim era chamado o local anteriormente. Em 1942 aconteceu um incêndio que durou cerca de 8 dias e devastou a paisagem. Anos depois, Leopoldo Rosenfeldt teve a ideia de abrir uma fenda no vale para criar um lago artificial.
Leopoldo Rosenfeldt foi uma pessoa muito importante na história da cidade de Gramado. Ele não fez apenas o Lago Negro, mas também idealizou o Lago Joaquina Rita Bier. Foi vereador do município de Taquara, representando o distrito Gramado. Em 1955, integrou a comissão emancipacionista da cidade, tornando-se vice-prefeito, atuando ao lado de Walter Bertolucci, o primeiro prefeito de Gramado. Foi um grande incentivador do turismo na cidade.
Plantou-se no local mudas de pinheiros da Floresta Negra, da Alemanha. Outras espécies também contribuem para o embelezamento do lago durante o ano todo, as azaleias na primavera, as hortênsias no verão e os álamos envelhecidos no outono.
Além de uma deliciosa caminhada de 740m ao redor do lago, o peladinho é uma excelente opção para curtir o local com a família ou simplesmente sentar no gramado e tomar um chimarrão como os gaúchos gostam de fazer ou um piquenique com as crianças. Lave ressaltar que o Lago Negro é um lindíssimo cenário para fotos, para qualquer lado que apontar a sua câmera, lhe renderá uma linda foto de recordação.
O Lago Negro é parada obrigatória para os visitantes.